Karl Marx
Karl Heinrich Marx nasceu na data de 05 de maio de 1818, foi um filósofo e revolucionário alemão. Atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista. Criou as bases da doutrina comunista, onde criticou o capitalismo. Teve enorme importância para a política europeia, ao escrever o “Manifesto Comunista”, juntamente com Friedrich Engels, que deu origem ao “Marxismo”. Marx interpretava e procurava explicar as relações sociais de sua época através do fator econômico, dividindo assim a sociedade em duas classes: a dos proprietários e a dos não proprietários, cuja única posse é sua força de trabalho a qual vendem ao capital. Esse processo gera uma desigualdade muito grande entre as classes, pois a classe dos proprietários, a fim de acumular capital, explora a classe dos não proprietários como se fosse parte de sua propriedade. Ele foi um defensor do comunismo, pois seria a fase final da sociedade humana, sendo alcançada somente a partir de uma revolução, acreditando assim na ideia de uma sociedade igualitária. Nos dias de hoje, as ideias marxistas continuam influenciando muitos historiadores e cientistas sociais. Karl Heinrich Marx morreu em Londres, no dia 14 de março de 1883, em consequência de uma bronquite e de problemas respiratórios.
Introdução
Irei expor nesse trabalho o pensamento sociológico de Karl Marx, o qual contribuiu muito para o desenvolvimento da Sociologia ao mostrar em suas teorias que as relações sociais decorrem dos modos de produção.
Conclusão
Marx acredita que para compreender uma sociedade deve-se entender primeiramente sua forma de produção. Procura a igualdade social e crê que isso somente será alcançado a partir de uma revolução.
Referências
http://www.e-biografias.net/karl_marx/