Karl marx
INTRODUÇÃO
“[...] desenvolveu-se o pensamento de Karl Marx, expresso pela teoria do materialismo histórico, originando a corrente de pensamento mais revolucionaria tanto do ponto de vista teórica como da pratica social.” (pág. 110).
“Com o objetivo de entender o sistema capitalista e modificá-lo, [...] Ele produziu muito, suas ideias se desdobraram em varias vertentes e foram incorporadas por diferentes estudiosos. Sua intenção, porém, não era apenas contribuir para o desenvolvimento da ciência, mas propor uma ampla transformação política, econômica e social.” (pág. 110).
AS ORIGENS
“O pensamento marxista foi sintetizador de diferentes preocupações filosóficas, políticas e científicas de sua época” (pág. 111).
“Há ainda na obra de Marx toda a leitura critica do pensamento clássico dos economistas ingleses [...] trabalho que tomou a atenção de Marx até o final da vida” (pág. 112).
“Essa trajetória é marcada pelo desenvolvimento de conceitos importantes como alienação, classes sociais, valor, mercadoria, trabalho, mais-valia, modo de produção.” (pág.113).
A IDEIA DE ALIENAÇÃO
“A palavra “alienação” tem um conteúdo jurídico que designa a transferência ou venda de um bem ou direito.” (pág. 113).
“A indústria, a propriedade privada e o assalariamento alienavam ou separavam o operário dos “meios de produção” –ferramentas, matéria-prima, terra e maquina- e do fruto de seu trabalho, que se tornaram propriedade privada do empresário capitalista.” (pág. 113).
“Alienado, separado e mutilado, o homem só pode recuperar a integridade de sua condição humana pela crítica radical ao sistema econômico, á política e à filosofia que o excluíram da participação efetiva na vida social. [...] Assim o marxismo se propunha como opção libertadora do homem.” (pág. 114).
AS CLASSES SOCIAIS
“Dessa divisão se originam as classes sociais: os “proletários”- trabalhadores despossuídos dos “meios de produção”, que vendem sua força de