Karl Marx
O Materialismo
Dialético;
Ideologia e Alienação!
Web Aula 8
Fundamentos das Ciências Sociais professor; Luciano Stodulny
Email; stodulny@hotmail.com
Trabalho latim tripallium
Instrumento de tortura formado por três paus
Modernidade industrial
Revolução industrial (Europa, século XVIII) incorporação de tecnologia no processo produtivo êxodo rural
formação de cidades concentração de renda X aumento da pobreza Para Marx, o trabalho é uma capacidade exclusivamente humana
O homem planeja antes de executar o trabalho.
O trabalho deve satisfazer o homem.
PORÉM no sistema capitalista o trabalho desumaniza o homem, gerando a alienação. A divisão do trabalho torna o trabalhador “cada vez mais unilateral e dependente” por exigir especializações sempre crescentes que têm como objetivo a adaptação dos sujeitos às máquinas e aos processos industriais. (MARX)
Com a automatização
O trabalho humano foi substituído pelas máquinas. Gerou-se um grande número de desempregados. O homem continua perdendo sua
“humanidade”.
“Para qualificar o escravo, Aristóteles emprega a expressão instrumento animado. (...) O robô é isso: uma máquina que dispensa o operador, um instrumento que trabalha sozinho e, portanto, um instrumento animado.”
SAUTET, Marc. Um café para Sócrates. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999. p. 262-3
Alienação
“Quanto mais o trabalhador produz, menos tem de consumir; quanto mais valores cria, mais sem valor e desprezível se torna; quanto mais refinado o seu produto, mais desfigurado o trabalhador; quanto mais civilizado o produto, mais desumano o trabalhador; quanto mais poderoso o trabalho, mais impotente se torna o trabalhador; quanto mais magnífico e pleno de inteligência o trabalho, mais o trabalhador diminui em inteligência e se torna escravo da natureza.”
(MARX, Manuscritos econômicofilosóficos. São Paulo: Martin
Claret, 2004. p. 113)
Tempos Modernos. Charles