Karl Marx
HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONOMICO
KARL MARX
Questões:
1) Karl Marx desenvolveu suas análises segundo metodologia conhecida como “materialismo histórico e dialético”. Explique os conceitos envolvidos e a construção dessa metodologia.
O Conceito envolvido é que Marx analisa o mundo real e não o dos sonhos, ou seja o materialismo de fato, que são as ações dos homens ( de carne e osso ), que criam a História. Analisando termo histórico, determina aquilo o que de é verdade, a ação do homem existe como algo histórico. Analisando o dialético: é determinado como algo que contesta alguma coisa, representa reflexão, a contradição de algum fator.
2) Qual a medida invariável de valor apresentada por Marx na obra “O Capital”?
O que determina a grandeza do valor, é a quantidade de trabalho socialmente necessário ou tempo de trabalho socialmente necessário para a produção de um valor-de-uso. Cada mercadoria individual é considerada aqui exemplar médio de sua espécie. Mercadorias que contém iguais quantidades de trabalho, possuem, consequentemente, valor da mesma magnitude. A grandeza do valor de uma mercadoria permaneceria invariável, se fosse constante o tempo de trabalho requerido para a sua produção. Mas este muda com qualquer variação na produtividade do trabalho.
3) De onde surge o excedente econômico e quais as formas que assume a mais-valia?O excedente econômico surge a partir do trabalho não pago, e é a parte que excede o tempo de trabalho socialmente necessário para a produção de valor da própria força de trabalho. A mais-valia, pode ser assumida, como lucro, juros, renda da terra.
4) Apresente as principais conclusões de Marx acerca do fetiche da mercadoria.Alienação, para Marx, tem um sentido negativo (em Hegel, é algo positivo) em que o trabalho, ao invés de realizar o homem, o escraviza; ao invés de humanizá-lo, o desumaniza. com isso riquezas, através do seu trabalho, mas não usufrui dessas riquezas..
ele