Karl marx
a. Classe Social – é a força que move a história e se destina a analisar a sociedade estudada. Tem como características: o antagonismo ou tensão que mantêm entre si, a interdependência (uma depende da outra), a complementaridade (uma complementa a outra) e a mutabilidade (elas mudam ao longo da história. Ex: reis e escravos, nobres e servos, e atualmente, burgueses e proletários).
b. Alienado – é aquele que não tem consciência de que é o verdadeiro produtor da riqueza. Se vê apenas fazendo uma ação mecânica sem ter a visão total do processo em que está inserido.
c. Mais valia – é a diferença entre o valor do trabalho e o preço pago ao trabalhador pelo serviço executado. (normalmente o burguês paga menos do que as horas trabalhadas a fim de produzir um bem).
d. Mais valia absoluta - fazer com que o trabalhador trabalhe mais horas recebendo o mesmos salário, o que é claro, aumenta a produção. Pode ser também uma redução dos salários sem reduzir as jornadas de trabalho, o que causa o mesmo efeito. (prática comum no começo do capitalismo, século XIX).
e. Mais valia relativa - manter os salários e jornadas de trabalho, mas aumentar a produção através da introdução de novas e melhores tecnologias e técnicas de administração, o que expande a produção e o trabalho não pago.(prática muito usada nos dias atuais).
f. Socialismo – primeira fase na implantação do comunismo, se caracteriza pela estatização dos meios de produção (fábricas, terras bancos,etc, se tornam do Estado), abolição da propriedade privada e da herança e planificação da economia pelo Estado.
g. Comunismo - é o fim da história da sociedade de classes (abolição das classes sociais ou pré-história da humanidade), da alienação e do trabalho obrigatório, nem mesmo o Estado socialista será necessário.
h. Estratificação - significa dividir em estratos ou camadas, é o método usado quando se pretende descrever uma