Karl Marx
Com o objetivo de entender o capitalismo, Marx produziu obras de filosofia, economia, e sociologia. Sua intenção, porém, não era apenas contribuir para o desenvolvimento da ciência, mas propor uma ampla transformação política, econômica e social. Sua obra máxima, “O Capital”, destinava-se a todos, não apenas aos estudiosos da economia, da política e da sociedade. As contradições básicas da sociedade capitalista e as possibilidades de superação apontadas pela obra de Marx não puderam, pois permanecer ignoradas pela sociologia.
A trajetória de Karl Marx é marcada pelo desenvolvimento de conceitos importantes como:
ALIENAÇÃO
CLASSES SOCIAIS
VALOR
MERCADORIA
TRABALHO
MAIS-VALIA
MODO DE PRODUÇÃO
ALIENAÇÃO
Marx desenvolveu o conceito de alienação mostrando que a industrialização, a propriedade privada e a forma assalariada separavam o trabalhador dos meios de produção – ferramenta, matéria-prima, terra e máquina - que se tornaram propriedade privada do capitalista. Separava também o trabalhador do fruto de seu trabalho, que também é apropriado pelo capitalista.
Politicamente, o homem também se alienou, pois o princípio da representatividade política, segundo ele, não é imparcial, e sim parcial, pois só atende aos interesses de uma classe dominante.
Marx dizia que uma vez alienado, o homem só pode recuperar sua condição humana pela crítica radical ao sistema econômico, à política e à filosofia que o excluíram da participação efetiva na vida social.
CLASSES SOCIAIS
Via de regra, existe a teoria de que todos os homens são iguais, política e juridicamente. Liberdade e justiça são direitos inalienáveis de todo cidadão. Marx, por sua vez proclama a inexistência de tal igualdade em razão das relações de produção do sistema capitalista que dividem os homens em proprietários e não-proprietários dos meios de produção.
Marx identificou relações de exploração da classe dos proprietários (a burguesia) sobre a dos trabalhadores (o