karl marx
Seus princípios básicos estão relacionados com o determinismo econômicos e a queda da instrutora e desenvolvimento; a relação entre homens são de conflitos, definidas pela disputa de sobrevivência e poder, suas necessidades e seus anseios , assim como as relações de produção, que constituem uma estrutura e definem o comportamento dos homens em sociedade.
A desigualdade social é vista pelas diferenças sociais e de poder econômico; por sua vez tem aquele que só manda e tem o poder centralizado e por sua vez aquele que obedeci e só tem a sua força de trabalho. Sendo percebida essa diferença inevitavelmente das classes sociais, a elite detentora do poder em detrimento o mas pobre a servidor dessa elite.
Para Karl Marx, a sociedade tem um sistema de equilíbrio precário, com inúmeros conflitos de interesses, uma realidade que precisa ser transformada, ser estabilizada nas relações entre os indivíduos, grupos e categorias. A sociedade é resultado dos indivíduos que as compõem, da sua consciência, e é preciso essa conscientização dessa mudança de conhecimento e cultural.
A teoria Materialista se confunde com a teoria Marxista da organização da sociedade, como um todo, suas relações constituídas como fato básico na explicação da sociedade humana, a distribuição desigual das riquezas. Sendo o Estado um instrumento da dominação da elite econômica. O qual deveria ser diferente, assim como também a sociedade, devendo ter o consenso ou a consciência coletiva, indispensável para diminuir essa desigualdade.
Obras de Karl Max
1841 - Diferenças da filosofia da natureza em Demócrito e epicuro a filosofia natural (Tese de doutorado)
1843 – A questão judaica
1844 – contribuições para a critica da filosofia do direito de Hegel.
1844 – Manuscritos econômicos filosóficos.
1845 – Teses sobre Feuerbach.
1845 – a sagrada família.
1845 - 1846 – A ideologia Alemã.
1847 – Miséria da filosofia.
1848 – Manifesto comunista.
1849 – Trabalho