karl marx
A) Uma classe social deve ser definida a partir do seu status social e de seu poder de compra na sociedade.
B) A afirmação “a história da humanidade é a história das lutas de classes” expressa uma ideia de cooperação entre as diferentes camadas sociais.
C) Os conflitos existentes na relação entre os operários e os empresários constituem o fato mais importante das sociedades modernas.
D) As classes sociais definem-se, sobretudo, pelas relações de cooperação que se desenvolvem entre os diversos grupos envolvidos socialmente.
E) Essas análises diferem da dos positivistas, ao considerar que apenas as sociedades modernas e industriais eram científicas, em contraposição às militares e teológicas
Sobre o trabalho, Karl Marx (1989) observa que o homem
“atuando assim sobre a natureza externa e modificando-a, ao mesmo tempo modifica a sua própria natureza”.
A partir de uma reflexão sobre essa declaração e a respeito dos estudos referentes a trabalho, assinale V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.
( ) O trabalho caracteriza-se por ser uma atividade realizada por seres vivos, que modificam a natureza visando satisfazer às suas necessidades.
( ) A formação da “classe operária” foi, na sua essência, um fato apenas econômico resultante do sistema fabril e das novas condições de trabalho.
( ) O surgimento da “classe operária” decorreu do crescimento da consciência de identidade de interesses entre todos os diversos grupos de trabalhadores que se manifestavam contra os interesses da burguesia.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
A) V F V
B) F V F
C) V V F
D) F F V
E) V V V
Assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas sobre a contribuição do sociólogo Max Weber para a Sociologia nas organizações.
( ) A teoria weberiana distingue quatro tipos de ação: a tradicional, a emocional ou afetiva, a