karl marx
A instituição de ensino na visão de Karl Marx agiria com uma proposta de conscientização, no qual o homem não acata simplesmente as ideologias mas começa a questionar, indagar e perceber o que está por trás de cada ideologia. Desta maneira acaba adotando uma visão crítica ideológica, tornando-se um ser crítico, pensante e atuante em sua sociedade que luta contra todas as formas de alienação e manipulação.
As escolas de nossa sociedade devem conhecer e introduzir em suas práticas pedagógicas esta filosofia de Karl Marx pois somente assim contribuiremos para uma educação de qualidade onde nossos alunos possam tornar-se seres pensantes que lutam pelos seus ideais.
É de extrema importância que os educadores tomem conhecimento da pedagogia racional proposta por Pierre Bourdieu, pois às vezes mesmo que seja de maneira inconsciente, o professor em sala de aula acaba valorizando alguns alunos e desvalorizando outros, não percebendo que o aluno que ele está evidenciando de repente apresente mais conhecimentos prévios e facilidades de aprendizagem devido as suas condições financeiras e familiares auxiliarem em tal desempenho. E que o aluno desvalorizado aparentemente sem perspectivas e com dificuldades na aprendizagem possa apresentar este comportamento devido as condições sociais e familiares sobre o qual está inserido. O pedagogo deve ter consciência que todos possuem capacidades e potencial para a aprendizagem, por isso deve tratar os seus alunos sem preconceitos de nenhuma espécie. Sobre esta perspectiva a pedagogia racional faz com que o educador perceba se esta reproduzindo em sua prática pedagógica