karl marx
Orientador:
SANTO ANDRE
2013
Karl Marx
O Capital Volume 1 – Editora Nova Cultural
Apresentação de Jacob Gorender
Para Marx, a riqueza na sociedade capitalista apresenta-se como uma “imensa coleção de mercadorias”, a mercadoria é portanto, uma forma elementar da sociedade burguesa moderna. A investigação de Marx em o Capital começa pela mercadoria. Marx nos ensina que a mercadoria possui duplo fator: valor de uso e valor ( ou substancia de valor , grandeza do valor). E, antes de tudo, ela é um objeto externo, uma coisa. E pelas suas propriedades satisfazem desde necessidades mais básicas, até o suprimento do status. Marx também analisa a força produtiva de trabalho usando alguns fatores como: grau médio de habilidade dos trabalhadores, o nível de desenvolvimento da ciência e sua aplicabilidade tecnológica, a combinação social do processo de produção, o volume e a eficácia dos meios de produção e as condições naturais. Sendo assim, quanto maior a força produtiva do trabalho, tanto menos o tempo de trabalho exigido para a produção de um artigo, tanto menor a massa de trabalho nele cristalizado, tanto menor o seu valor.
Conclusão:
Marx não foi apenas um filosofo e economista, cujas teorias influenciaram todo pensamento moderno, mas também um homem de ação. Sua militância ajudou a criar um socialismo cientifico, que serve como base para grande maioria dos movimentos operários de hoje, que muitos conhecem como Marxismo.
Questões:
1. Quais foram as principais produções?
O Capital.
2. O que foi extraído do livro?
Marx nos ensina que a mercadoria possui duplo fator: valor de uso e valor ( ou substancia de valor , grandeza do valor). E, antes de tudo, ela é um objeto externo, uma coisa.
3. Qual a teoria desenvolvida por ele?
Marx não foi apenas um filosofo e economista, cujas teorias influenciaram todo pensamento moderno, mas também um homem de ação. Sua militância ajudou a