karl marx
Marx defendia que a humanidade deveria evoluir de uma sociedade egoísta e cheia de vícios, para uma sociedade onde não seria mais necessário o controle de um governo sobre as pessoas, pois essas sempre trabalhariam e produziriam em beneficio de si próprias e de seus semelhantes.
Decidimos avaliar os capítulos 4 e 5.
Podemos entender que Karl Marx tem forte opinião ao salário baixo ser relativo ao trabalho excessivo. Até nos dias atuais vemos isso acontecendo, não sendo só uma opinião antiquada Weston. E se tornou algo muito comum, que nós nos acostumamos com isso, ao “TRABALHO ESCRAVO”.
Se o salário fosse relativo as contas que temos que pagar e também as despesas que temos que fazer, ainda assim teríamos que trabalhar menos ou ganhar mais.
EXEMPLO:
Se a pessoa A trabalhasse 3 dias por semana e ganhasse R$: 100,00 e a pessoa B trabalhasse 6 dias por semana e ganhasse R$ 150,00 reais, quem ganha mais? Certamente a pessoa A, ganhar x trabalhando menos.
Ainda nesses dois capítulos que avaliamos, encontramos a seguinte frase:
“OS PREÇOS DAS MERCADORIAS SÃO DETERMINADOS OU REGULADOS PELO SALÁRIO”.
Ao discutirmos essa frase, chegamos a conclusão que discordamos dessa afirmação, pois hoje em dia o valor das mercadorias, são baseadas e calculadas a partir da sua matéria prima e também de sua mão de obra (que hoje em dia, boa parte das coisas são feitas por máquinas). E mais ainda pela demanda do produto, por que vemos que quanto mais o produto é procurado, mais caro ele fica. Com isso, os fornecedores aumentam sua margem de lucro, caindo novamente na mesma história antiquada de Weston, “Que as mercadorias se determinam ou se regulam pelos salários”.
Chegamos a essa opinião, só discutindo vastamente o texto de Karl Marx,