Karl Marx
Vila Nova
Weber: Significados, ação social e poder
I - Pontos-Chave
1. Não se preocupa em definir "sociedade" ou o que torna possível a "organização social".
2. Situações sociais - específicas - são fenômenos singulares, portanto não repetitivos.
II - Transcrição
"A ação social significa uma ação que, quanto ao sentido visado pelo agente ou os agentes, se refere ao comportamento de outros, orientando-se por este em seu curso." (pag. 80)*
"A sociologia é uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social e assim explicá-la causalmente em seu curso e seus efeitos." (pag. 80)
"O poder é a possibilidade de um homem ou de um grupo de homens realizar sua própria vontade numa ação comunal, mesmo contra a resistência de outros que participam da ação." (pag. 81)
"O poder constitui um bem onipresente na vida social e a organização social resulta fundamentalmente da sua distribuição desigual." (pag. 81)**
III - Ideação
Ação social é qualquer ação tomada em detrimente da ação de terceiros, seja ela direta ou não, tendo esta como objetivo principal de estudo da sociologia. A ação social pode variar de acordo com o poder de um grupo/indivíduo, que pode ser econômico, social etc.; sendo esse poder desigualmente distribuído o contribuinte principal da organização social. O poder só é autoridade quando é legítimo.
IV - Observações
*Portanto subjetiva, variando de indivíduo para indivíduo.
**Poder difere de autoridade. Só se igualam quando o poder é socialmente aceito, legitimado. Tal legitimação pode ser tradicional, carismática, legal-racional ou tecnoburocrática.