Karl Marx
Marx foi o primeiro filósofo moderno a captar as potencialidades transformadoras da multidão em marcha. Percebeu que a elas, e somente a elas, e não aos heróis das classes tradicionais, cabia ¨mudar o mundo¨.
Qualquer sociedade capitalista vai ter como origem o fundamento da ferrovia, porque a ferrovia antes de qualquer coisa é um instrumento de circulação e produção.
No capitalismo, o trabalhador vende a sua força de trabalho e o empresário capitalista compra.
É uma sociedade baseada na propriedade privada dos meios de produção e é uma sociedade fundamentalmente organizada em função das produções de mercadorias.
Marx não falava somente em produção, ele não falava simplesmente no trabalho, ele falava no modo de produção e como é que se organiza tudo isso.
Que tipos de ralações sociais estão envolvidas de certa maneira nas produções, que usa tais recursos, tecnologias, matérias primas, trabalhadores e proprietários de indústria, porque é o homem que está o tempo todo em busca das relações sociais, não necessariamente daquelas que você vê a tua volta, mas daquelas que estão escondidas por trás do modo como se apresentam na sociedade em que vivemos.
Um dos grandes argumentos dele era para que não olhemos somente nas relações que vemos em nossa volta, e sim procurar aquelas que estão escondidas, porque se você descobrir aquelas que estão escondidas você vai entender melhor as que estão em seu redor.
O capitalismo é uma criação histórica de uma determinada classe social, a burguesia é a proprietária dos meios de produção, ela tem que se relacionar com quem efetivamente produz, resultando em um capitalismo que produz além de produtos materiais e mercadorias, ela produz uma nova configuração social, começa uma nova classe e sugere que se o