Karl marx
KARL MARX 1818-1883
1-INTRODUÇÃO:
l.l. Ele é classificado como materialista histórico, corrente política mais revolucionária. Tanto teórico, como prático.
1.2. Obra mais conhecida foi O capital: destina-se a todos, inclui reflexão na área de política, economia, filosofia, história, etc. Critica o idealismo e a utopia. Conceitos desenvolvidos: alienação, classe social, valor, mercadoria, trabalho, mais valia, modo de produção, etc.
1.3. Princípios da Dialética:
1.3.1. A contradição e o conflito são a própria substância da realidade. Através da tese, da antítese e da síntese;
1.3.2. A unidade no todo e a luta dos contrários;
1.3.3. Ponto de partida: o real, o movimento do pensamento é o reflexo do movimento real, transportado e transpondo no cérebro do homem.
1.4. Método de análise: Materialismo histórico – Passos:
1.4.1. Lei da mudança – parte do concreto;
1.4.2. O modo como os homens produzem seus meios de vida, formam a base de todas as relações na sociedade;
1.4.3. Os processos ligados à produção são transitórios.
1.5. Teoria e prática, o ser e o dever ser:
Ele vislumbra no presente as condições materiais para a construção de uma sociedade sem exploração e opressão. Logo, a contradição é o modo pelo qual a realidade se expressa, e, o futuro desejado está contido no presente.
1.6. Objeto de pesquisa e processo histórico analisado:
A sociedade capitalista européia do século XIX, países como Inglaterra, Bélgica e França. E, o processo histórico em curso que o preocupou foi à questão que enquanto a burguesia enriquecia, a classe trabalhadora era expropriada dos seus instrumentos de produção e de seus saberes.
1.7. Perspectiva de leitura da realidade:
1.7.1.Analítico, ver a realidade como ela é, dissecando-a, reconstruindo-a conceitualmente para entende-la;
1.7.2.Normativo, proposta utópica de transformação da realidade de uma sociedade capitalista, para a socialista, chegando ao comunismo.
2-A LEI DA HISTÓRIA