Karl marx
Suas principais obras foram, o Capital, a Ideologia Alemã e a Miséria da Filosofia.
O pensamento de Karl Marx expresso pela teoria do materialismo histórico, que foi a corrente mais revolucionária do pensamento social, tanto no campo teórico como da ação política.
Com o objetivo de entender o sistema capitalista e modifica-lo, Marx escreveu sobre filosofia, economia e sociologia. Sua intenção era propor uma ampla transformação política, econômica e social.
Sua obra máxima, O Capital, destinava-se a todos os homens, não apenas aos estudiosos, este é um aspecto singular da teoria marxista, ele escreveu para todos os homens que quisessem assumir sua vocação revolucionária.
A Idéia de alienação econômica: Marx desenvolve o conceito de alienação mostrando que a industrialização, e o assalariamento separavam o trabalhador dos meios de produção-ferramentas, matérias-primas, terra e máquina.
A idéia de alienação política: para Marx o homem também se tornou alienado, pois o princípio da representatividade, base do Liberalismo, criou a idéia de Estado como um órgão político e imparcial, capaz de representar toda a sociedade e dirigi-la pelo poder delegado pelos indivíduos.
A divisão social do trabalho fez com que o pensamento filosófico se tornasse atividade exclusiva de um determinado grupo.
Alienado, separado e mutilado, o homem só pode recuperar a integridade de sua condição humana pela crítica radical ao sistema econômico. Essa critica radical, que nasce do livre exercício da consciência, só se efetiva na práxis, que é a ação política consciente e transformadora.
O marxismo se propunha como uma opção libertadora do homem.
As Classes sociais, PARA MARX , OS INALIENÁVEIS DIREITOS DE:
LIBERDADE, JUSTIÇA,
CONSIDERADOS NATURAIS PELO LIBERALISMO, NÃO RESISTEM ÀS EVIDÊNCIAS DAS DESIGUALDADES SOCIAIS PROMOVIDAS PELAS "RELAÇÕES DE PRODUÇÃO", QUE DIVIDEM OS HOMENS EM PROPRIETÁRIOS E NÃO-PROPRIETÁRIOS DOS MEIOS