Kaizen
Quando se fala em Custo Kaizen, a idéia que se tem é que a abordagem Kaizen foi criada diretamente para trabalhar com custos. No entanto, Kaizen é um conceito que pode ser aplicado de uma forma muito abrangente, para diversas situações, tanto desde a vida pessoal, até a meta de melhorar o desempenho no ramo comercial.
Segundo Masaaki Imai.“KAIZEN significa melhoramento. Mais que isso, significa contínuo melhoramento na vida pessoal, na vida domiciliar, na vida social e na vida no trabalho. Quando aplicado no local de trabalho, KAIZEN significa contínuo melhoramento envolvendo todos – tanto os gerentes quanto os operários.”
A abordagem Kaizen apresenta diversas alternativas que contribuem para a área de custos, a imagem abaixo mostra as mesmas:
KAIZEN COMO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Uma vez identificados, os problemas devem ser resolvidos. Assim, o Kaizen também é um processo de resolução de problemas. De fato, o Kaizen exige o uso de várias ferramentas de resolução de problemas. O melhoramento atinge novas alturas com cada problema que é resolvido. No entanto, para consolidar o novo nível, o melhoramento deve ser padronizado. Assim, o Kaizen também exige a padronização. Termos como CQ (Controle de Qualidade), CEQ (Controle Estatístico da Qualidade), círculos de CQ e TQC (ou CWQC) freqüentemente aparecem em conjunto com o Kaizen. A continuidade da Kaizen é alcançada girando o Círculo de PDCA
• P – Plan – Planejar;
• D – Do – Executar o plano;
• C – Check – Verificar o resultado da execução;
• A – Act – Corrigir o desvio do resultado com relação ao plano