kahfiahf
423 palavras
2 páginas
Relatório de uma Visita de EstudoNome: Gonçalo Valente João Chainho N.º: 9,14 Turma: 10ºA
Data: 18 de Fevereiro de 2014
Classificação:___________________ Professora:_______________________
Introdução
Visitámos as fábricas da GALP (Petrogal) e da REPSOL
Realizámos a visita dia 18 de Fevereiro de 2014
No período da manhã visitámos a GALP, e no período da tarde a REPSOL
Deslocámo-nos até ás fábricas em Sines num autocarro da Rodoviária
As turmas participantes nesta visita de estudo foram o 10ºA e o 12º na área de Química
As professoras responsáveis que nos acompanharam na visita foram Ângela Cruz e Lília Mateus
Desenvolvimento
Os objetivos destas visitas de estudo foi conhecer o papel dos combustíveis fosséis no desenvolvimento mundial, conhecer os processos de transformação do crude, a destilação fracionadae cracking do petróleo, o que originam e as vantagens e desvantagens, caracterizar a Indústria de plásticos em Portugal, a sua história e a sua importância social e económica, e conhecer e distinguir os diferentes tipos de plástico e os seus principais usos.
A GALP trabalha o crude, um hidrocarboneto, que é do tema que nós em Físico-Química A no 10º ano estamos actualmente a estudar, transforma-o em diversos produtos, como o gasóleo, a gasolina, etc… e a REPSOL vai buscar esses produtos à GALP e transforma-os em polímeros.
As nossas expectativas quanto às fábricas eram muito positivas, pois sempre soubemos que a GALP e a REPSOL são duas grandes fábricas, e por isso era óbvio que iríamos achar a visita muito interessante, do ponto de vista pessoal e escolar.
A GALP é constituída por 3 fábricas, a última construída há relativamente pouco tempo, que trabalha os resíduos dos produtos formados nas outras fábricas.
Nós achamos que o mais importante de referir no que as duas fábricas trabalham é o facto de fazerem o cracking do petróleo e a transformação do crude noutros produtos, que nós utlizamos diariamente e nos são muito