jwdebh
364 palavras
2 páginas
1º Retirar uma amostra de cada substância da respectiva embalagem e coloca-lo num vidro de relógio identificado, com o devido nome.2º Colocar a ansa no seu respectivo suporte.
3º Colocar o cloreto de sódio na sua extremidade e levar à chama do bico de gás
4ºVerificar a cor da chama
5º Repetir o processo para as outras 5 substâncias
Nota: Sempre que mude de substância ter o cuidado de lavar a ansa com uma garrafa de esguicho, para que não fiquem substâncias anteriormente utilizadas, que depois iriam afetar a experiência.
Potássio : O potássio é um elemento químico de símbolo K , número atômico 19, pertence ao grupo dos metais alcalinos, tem de massa atómica 39, é de cor branca, abundante na natureza, encontrado principalmente nas águas salgadas e outros minerais.
Sódio: O sódio é um elemento químico de símbolo Na de número atômico 11 e massa atômica 23. É um metal alcalino, sólido na temperatura ambiente de cor branca.
Cálcio: O cálcio é um elemento químico, símbolo Ca, de número atômico 20 e massa atómica 40. É um metal da família dos alcalino-terrosos.
Bário: O bário é um elemento químico de símbolo Ba , número atômico 56 com massa atómica 137 . À temperatura ambiente, o bário encontra-se no estado sólido, e pertence á família dos metais alcalino-terrosos.
Lítio: O lítio é um elemento químico de símbolo Li, número atómico 3 e massa atómica 7,. Na tabela periódica dos elementos químicos, pertencente à família dos metais alcalinos.
Cobre: O cobre é um elemento químico de símbolo Cu número e de massa atómica 63,6. À temperatura ambiente o cobre encontra-se no estado sólido.
Conclusão:
Esta actividade experimental foi muito interessante para nós, visto que foi curioso ver que cor ficaria em cada substância e porque nos permitiu recordar os espectros descontínuos visíveis.
Não houveram equívocos durante a experiência e foi fácil de realizar e observar. Reparámos que o funcionamento foi melhor durante esta experiência, pois o turno