Juros Simples
O ensino da matemática em geral, nos remete a uma grande preocupação que é a falta de contextualização do conteúdo específico com a realidade do aluno. Uma vez que a matemática é em geral apresentada desvinculada da realidade, torna-se difícil despertar o interesse do estudante pelo tema proposto. Assim, entende-se que o estudo da Matemática Financeira poderá colaborar para despertar no aluno o interesse para os temas vinculados aos conteúdos específicos: sucessão, progressão aritmética, progressão geométrica, juros simples e composto. Neste sentido, acredita-se que poderá potencializar o ensino e torná-lo mais agradável.
O mundo financeiro, muitas vezes, se apresenta de maneira aparentemente complexa, por isso, é necessário apresentar o assunto com uma linguagem mais simples, inserindo definições e conceitos, de maneira que o aluno possa entender e se familiarizar com o tema.
O Procon recomenda ao consumidor tomar alguns cuidados antes de tentar contratar um empréstimo, tais como analisar a necessidade real de crédito e, ainda, só utilizar o cheque especial em situações emergenciais. Para resolver problemas financeiros de curto prazo, o consumidor deve escolher linhas de crédito mais baratas, e o ideal é evitar empréstimos de longo prazo. De acordo com o Banco Central, oitenta milhões de brasileiros têm dívidas. Mais de quinze milhões de pessoas devem mais de R$ 5 mil. São R$ 400 milhões em dívidas só com os bancos. Com juros e inflação em alta, economistas temem aumento da inadimplência. O brasileiro está parcelando tudo: da televisão à conta do supermercado. É a tentação do crédito fácil que anda estourando o