junção soldada
Trabalho Final de Disciplina - Elementos de Maquinas I
__________________________________________
Cálculo de Resistência de junções Soldas
João Paulo Giotti / 100738@upf.br
Michel Rocha / 78364@upf.br
Pablo C. Domingos / 74027@upf.br
Vagner Jonas Wolff / 51189@upf.br
Professor Fábio Goedel
1 RESUMO
Para a união de chapas de ferro e/ou aço as quais são as mais utlizadas hoje em dia em nossas vidas as funções mais rápidas para fazer estes processos são: soldagem, brasagem, fusão cementação e colagem.
Em nosso estudo vamos falar sobre a soldagem o qual está diariamente presente em nossos caminhos, ou seja, todo dia nos deparamos com algo soldado em nossos meios. Com a melhoria da soldagem nas últimas décadas, ela pode competir tanto em custo como em formas possíveis para junções diante de como por exemplo parafusos. O cálculo para a resistência de junções soldadas veio ao mercado para que se possa soldar peças sem exagero e também para que as soldas não fiquem fracas e venham a causar danos no futuro.
Geralmente quem utiliza o cálculo de resistência são os projetistas, podendo escolher fatores de segurança ou tensões permissíveis de trabalho com maior confiança, também eles podem usar o código para materiais de construção American Institute of Steel Construction (AISC), o qual é a melhor norma para a atividade.
2 OBJETIVO GERAL
O presente trabalho tem como obejtivo principal demosntrar e comprovar que podemos unir um suoporte de aço estrutural A26 à uma mão-francesa de aço 1020 laminado a frio através de uma solda feita com eletrodo de solda E6010, o qual vamos provar com cálculos de resistência de junções soldadas que o mesmos aguentarão a tensão de 900psi e que não haverá problemas futuros com a solda realizada.
3 FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Solda tipo filete;
Cálculo das tensões em junções soldadas sob flexão;
Cálculo da resistência de junções soldadas;
Cálculo do carregamento estático;