Jumper
Basicamente é o lugar onde os sedimentos se acumularam, e então sofrem a diagênese gerando a rocha sedimentar. Os depósitos sedimentares são organizados em sistemas deposicionais de acordo com os ambientes nos quais foram depositados.
A gravidade e o gelo são competentes para transportar todos os tipos de produtos de intemperismo. Porém, eles são agentes ineficientes para a segregação dos sedimentos. Deste modo, seus produtos são geralmente pouco selecionados, contendo de matacões a seixos, areias e argilas. A água é um agente muito eficiente para carrear solutos, embora sua atuação no transporte de resíduos seja menos efetiva. O vento ‚ o agente que melhor seleciona os sedimentos durante o transporte.
Isso mostra que os diferentes agentes de transporte fracionam os resíduos de maneiras diferentes, fazendo com que os depósitos sedimentares passem a apresentar maior predominância de seixos, de areias, de siltes ou de argilas, dependendo do agente de transporte.
A maior competência parece estar ligada a meios mais viscosos (gravidade e gelo), enquanto o maior poder de seleção pertence a agentes menos viscosos, como vento e a água corrente.
Independente do meio de transporte, os sedimentos recêm-formados são moles e incoerentes, como a areia de praia ou a argila de um manguezal.
Com o passar do tempo e a evolução geológica, novas camadas de sedimentos podem ser acumuladas sobre as mais antigas, criando-se assim espessas formações de sedimentos, que podem atingir até‚ milhares de metros de espessura, notadamente em regiões de subsidência crustal.
Sob o efeito do peso das novas camadas, a água ‚ expulsa e os sedimentos mais antigos vão endurecendo, sofrem litificação, até‚ tornarem-se rochas sedimentares.
Os depósitos sedimentares podem ser divididos em TERRÍGENOS e CARBONÁTICAS:
Terrígenos: são formados de sedimentos ricos em quartzo e outros materiais como fedspatos, micas e argiominerais.
Carbonáticas: São sedimentos ricos em