jummm

759 palavras 4 páginas
O filme retrata a história oral - e a tentativa de escrevê-la - do povoado do Vale do Javé, no interior da Bahia. O enredo do filme se baseia na tentativa dos moradores registrarem no papel as histórias de valor que aconteceram na cidade, pois esse está prestes a virar uma represa de uma hidrelétrica.

Eles tinham como objetivo usar a escrita para elaborar um dossiê e tornar sua história científica para que fosse realizado o tombamento da cidade como patrimônio histórico. Para tal feito, foi imcumbido Antônio Biá, que era o único adulto alfabetizado do Vale, mas se tratava de uma pessoa totalmente inescrupulosa, que já havia sido expulso de javé por inventar calúnias sobre os moradores.

E mais uma vez, Antônio Biá os decepcionou, porque depois de percorrer toda a cidade colhendo depoimentos, nada registrou no livro, justificando que nenhuma daquelas histórias serviria como base científica para conseguir o objetivo galgado por toda Javé.. Muitos temas relacionados com a História estão presentes: a história oral, a oficial, sua cientificidade, o limiar com a literatura, o vídeo e o próprio cinema, diferentes suportes para a História, diferentes olhares e intercâmbios, a busca de uma "verdade", teoria e método.

E assim foi: inundaram a cidade para a construção da hidrelétrica. Resumo

Em uma cidade bahiana de nome, Gameleira da Lapa. Conta a história deum povoado prestes a desaparecer em meio às águas.

Com seu tom de documentário, o filme fascina por valorizar a história oral como fonte de uma narrativa bem conduzida por seus protagonistas: O próprio povo que se formou a partir daquela história que eles agora contam.

Seu objetivo é levar reflexão à respeito do que se pode ser considerado válido. A palavra escrita torna-se diferente quando citada. A verbalização transcende as regras ou limites gramaticais, culturais e sócio-econômicas; é

Relacionados