Jumbiki

2858 palavras 12 páginas
SISTEMA JUMBIKI

Desafios e Vantagens Para o Fornecedor

INTRODUÇÃO

O grande desafio das empresas atuais é o aumento de sua produtividade com redução dos gastos e grande parte das indústrias está se esforçando para implantar em suas unidades de fabricação o Sistema Toyota de Produção – também conhecido como Sistema de Produção Enxuta.

E esse sistema objetiva aumentar a eficiência da produção pela eliminação contínua de desperdícios. Tendo como dois pilares à sua sustentação o “just-in-time” (produzir na hora certa e na quantidade exata, gerando o mínimo de estoque) e a “autonomação” (sistema automático de controle pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem a necessidade da interferência do homem). Seu objetivo é a redução ou eliminação de sete desperdícios: superprodução (maior fonte de desperdício), tempo de espera (referente a materiais que esperam em filas para serem processados), transporte (nunca geram valor agregado), processamento (operações que poderiam deixar de existir), estoque (que gera custos desnecessários), movimentação e defeitos (LIKER, 2005).

Womack e Jones (1998) definem a produção enxuta como um processo de cinco passos: definir o valor do cliente, definir o fluxo de valor, fazê-lo "Fluir", a "Puxar" a partir do cliente e lutar pela excelência.

E a sistema just-in-time tem assim um papel primordial para que os custos sejam cada vez menores e que sejam potencializadas as reduções nos preços das instalações e conseqüentemente no produto final, sendo que este está relacionado ao de produção por demanda. Primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo. Nas fábricas onde está implementado, o estoque de matéria prima deve ser mínimo e suficiente para poucas horas de produção. “Tem como ponto negativo a vulnerabilidade em eventuais problemas de fornecimento, que deve ser prevenida por se selecionar

Relacionados