Julgamento
A privatização dos transportes no Brasil trouxe inúmeras vantagens aos usuários : dentre elas a maior, a qualidade de serviço! Empresas de capital privado precisam de remuneração para manterem-se ativas pois toda a sua administração é de responsabilidade própria, ou seja, sem auxílio do governo. No caso dos transportes a concessão dos serviços é concedida pelo governo às empresas privadas e essas têm de obedecer uma série de exigências exigidas pelo poder público por meio de licitação. Dentre as exigências estão o valor da tarifa que é fixado pelo PODER PÚBLICO ( lei 12.587 capítulo I art. 4º , 6º parágrafo) .
Com a privatização se automatiza os serviços, porém, necessita-se de mais funcionários qualificados para trabalhar nos chamados Centro de Controle Operacional, garantindo melhor qualidade do serviço sem contar que emprega mais funcionários para garantir a segurança dos usuários. Além de reempregar os ex funcionários estatais emprega-se mais pessoas para trabalhar em áreas de controle de qualidade.
Quanto às obrigações do Governo:
Cabe ao governo do estado, por meio da companhia do metropolitano implantar a infraestrutura civil da linha, representada pela construção das estações, subestações, pátio de estacionamento e manutenção, entre outras instalações, além dos túneis e parte dos sistemas.
Quanto às obrigações das Empresas Privadas:
No metrô privado de São Paulo: a concessionária ViaQuatro é responsável pela OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DA LINHA E PELA AQUISIÇÃO DE TRENS E DE SISTEMAS COMO O DE SINALIZAÇÃO, TELECOMUNICAÇÕES E CCO CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL.
A linha 4 amarela investe em tecnologia como uma barreira de vidro, que dá mais segurança, evita a queda de objetos e interrupções nas viagens, possui sistemas inteligentes que controlam a velocidade dos trens, permite aproximação dos trens com segurança sem contar todo o conforto e inovação de seus carros, que são nítidos ( mostrar fotos de comparação)