Juiz de paz na roça
Matéria: Português
Série: 3S4
Assunto: O Juiz de Paz da Roça
Equipe: Peterson Costa, Atila Cruz, Fellipe Passos
O Juiz de Paz da Roça
(Martins Pena)
Biografia de Martins Pena
Luís Carlos Martins Pena nasceu no Rio de Janeiro no dia 5 de novembro de 1815 e faleceu em Lisboa no dia 7 de dezembro de 1848;
Foi dramaturgo, diplomata e introdutor da comédia de costumes no Brasil, tendo sido considerado o Molière brasileiro (famoso dramaturgo francês).
O resumo do livro
A história se passa em um local rural e conta com humor o jeito das pessoas da roça de certa época no Brasil. A história contada no livro se passa com uma família tradicional e roceira, em que a esposa e a filha faziam tudo o que o seu marido, e respectivamente pai, queria, e sem reclamar, além de mostrar o dia a dia de um juiz de paz. Há varias situações na história em que mostra a simplicidade das pessoas que vivem na roça, e como elas são ingênuas. O juiz de paz contado na obra é um enganador que aproveita da inocência dos roceiros, e usa sua autoridade a seu favor. O juiz era um tipo de pacificador que as pessoas procuravam e relatavam os casos mais engraçados, os quis ele tinha que resolver, fato este que da um humor para história. A filha de Manuel João tem um grande amor chamado José, mas todo esse sentimento era escondido, pois ele era pobre, pretendia casar com Aninha e fugir. José era um prisioneiro, e o pai de Aninha, Manuel, teve que levar ele para sua casa, e só levaria o mesmo para cidade de madrugada. Porém, Aninha tirou José do quarto onde estava preso esperando o pai dela para ser levado a cidade, e os dois fugiram para se casar. A história acaba com a aprovação da mãe e do pai com o casamento de Aninha e uma festança na sala do Juiz.
Características do livro
Romantismo com elementos do pré-realismo;
Contexto histórico e cultural: Cronologicamente a obra situa-se entre a proclamação da