Juda Smo 2014 06 25 15 36 20 UTC
Introdução
O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um
Deus, o criador de tudo. Para os judeus, Deus fez um acordo com os hebreus, fazendo com que eles se tornassem o povo escolhido e prometendo-lhes a terra prometida.
Atualmente a fé judaica é praticada em várias regiões do mundo, porém é no estado de
Israel que se concentra um grande número de praticantes. Origem da Religião
A história do Judaísmo começa com o chamado de Abraão, que por volta de 1850 a.C. deixou a
Síria para se estabelecer na terra de Canaã, atual
Israel. Com a morte de Abraão, Jacob e os seus
12 filhos emigraram para o Egito à procura de melhores condições de vida e de pastagens para os animais. Com o passar do tempo, foram tratados como escravos e obrigados a construir cidades e silos para armazenagem do cereal.
Doutrina
Credo é a oração que resume a fé hebraica: acredita na existência de um só Deus. O Judaísmo é uma religião fortemente monoteísta.
A visão que o Judaísmo tem da vida é otimista, porque o Deus criou o homem livre e responsável.
O cumprimento sem reservas das suas obrigações duras e rigorosas da Torá exprime a submissão humana a Deus e simboliza o respeito pela Aliança.
Os hebreus esperam a vinda do Messias. Virá um tempo – «os dias do Messias» – em que reinarão a paz, a justiça e a fraternidade. Terminarão todas as formas de idolatria e o Eterno será Um e o Seu
Nome será Um».
Cultura judaica
A cultura judaica atual, moldada por 2 mil anos engloba os aspectos da vida das comunidades judaicas, integradas nos diversos povos e culturas. Os principais aspectos são: a língua, o vestuário e a alimentação.
LÍNGUA
O hebraico também chamado Lashon haKodesh – língua sagrada – é o principal idioma do judaísmo.
Vestiário
O judaísmo possui tradições em relação aos trajes e podemos destacar:
*o Kippá - espécie de pequeno barrete, é um símbolo usado pelos