JTable
Veja neste artigo como utilizar o componente JTable para exibir informações advindas de uma base de dados.Parte inferior do formulário
Confirmo meu voto negativo
O JTable é um componente visual utilizado para visualizar dados em forma de grid, com cabeçalho, colunas e linhas e é um dos componentes mais complexos do pacote Swing. O JTable é um componente MVC (Model, View, Controller), deste modo, o seu trabalho é dividido em três partes:
Model: Cuida dos dados da tabela, ou seja, é quem controla e distribui os mesmos. É implementado pela interface TableModel.
View: Cuida da apresentação da tabela. É implementado pela interface CellRenderer. A apresentação é dada célula a célula da tabela.
Controller: Controla a apresentação dos dados na camada view.
Embora, as tabelas sejam componentes extremamente complexos, a JTable encapsula grande parte desta complexidade. Existem algumas maneiras de trabalhar com o componente JTable, neste tutorial será apresentado como construir uma tabela simples populada através de um array bidimensional de objetos, em seguida, uma tabela populada através de dados presentes em um banco de dados utilizando o modelo default da JTable DefaultTableModel e para finalizar uma demonstração de como criar um modelo próprio de tabela sobrescrevendo os métodos da classe AbstractTableModel.
Criando uma tabela simples
Inicialmente é construído um array de Strings contendo os nomes das colunas da tabela:
Listagem 1: Declaração do cabeçalho da tabela
String [] colunas = {"Nome", "Telefone", "Email"};
Em seguida, é necessário criar uma matriz correspondente aos dados do grid. Neste caso, foi construída uma matriz de Objects. Sendo que o primeiro índice representa as linhas e o segundo índice, as colunas.
Listagem 2: Matriz com os dados que devem popular a JTable
Object [][] dados = { {"Ana Monteiro", "48 9923-7898", "ana.monteiro@gmail.com"}, {"João da Silva", "48 8890-3345",