JR M1 FM 2014
INSTITUTO DE MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA E COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA
Matemática – Licenciatura
Monografia
(A Origem dos Números)
Jéssica Roldão de Oliveira Assis
RA 160332
Campinas
2014
1
A História dos números
A necessidade de contar começou com o desenvolvimento das atividades humanas, quando o homem foi deixando de ser pescador e coletor de alimentos para fixar-se no solo.
As primeiras formas de agricultura iniciaram cerca de dez mil anos no Oriente Médio. Assim começou então a necessidade de se controlar o rebanho.
Pela manhã para cada animal que saia para o rebanho, era inserida uma pedrinha em um saco. No final da tarde a operação era inversa, onde, para cada animal que retornava era retirada uma pedra do saco. Se a quantidade de pedras fosse maior que número de animais, é porque faltavam animais, na comparação inversa, se a quantidade de pedras fosse menor que o numero de animais, significava que voltaram mais animais, onde nesse caso, acrescentaria a pedra no saco referente aquele animal. Isso sempre feito de um a um.
A palavra CÁLCULO, é derivada da palavra latina calculus, que significa pedrinha.
A comparação unidade a unidade não era feita apenas com pedras, mas também com vários tipos de notação, tais como marcas nas paredes, talhes em ossos, desenhos em cavernas, nós em cordas, entre outros.
- Representação Numérica
Ao longo dos anos, as mudanças foram acontecendo e as quantidades foram representadas por símbolos, gestos, palavras, etc. Onde cada povo tinha a sua maneira de representá-las.
- Alguns números antigos:
No início da escrita em civilizações tais como a egípcia, a babilônica e outras, os primeiros nove números inteiros eram anotados pela repetição de traços verticais:
I II III IIII IIIII
1 2 3 4
5
IIIIII
6
IIIIIII
7
IIIIIIII
8
IIIIIIIII
9
Devido à dificuldade de se contar mais de quatro termos o método foi mudado.
II
III
IIII
IIII
I
1 2
3
4
5
I
IIII
II
IIII
III
IIII
IIII
6
7
8
IIII
IIII
I