jquery
A Biblioteca do Programador JavaScript
Maurício Samy Silva
Novatec
capítulo 1
O que é jQuery?
Neste capítulo, faremos uma introdução à biblioteca jQuery, relatando suas origens, finalidades e destinação. Faremos um breve relato histórico de sua evolução, examinando as motivações que resultaram em sua criação e descreveremos algumas de suas possibilidades dando uma idéia do seu potencial e mostrando a força e poder da programação com jQuery.
1.1 Definições e conceitos
1.1.1 O que é jQuery? jQuery é uma biblioteca JavaScript criada por John Resig e disponibilizada como software livre e aberto, ou seja, de emprego e uso regido segundo licença conforme as regras estabelecidas pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology ou pelo
GPL – GNU General Public License. Isso, resumidamente, significa que você pode usar a biblioteca gratuitamente tanto em desenvolvimento de projetos pessoais como comerciais. Para maiores detalhes sobre esses tipos de licença consulte os seguintes endereços na internet:
•
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mit_license
•
http://pt.wikipedia.org/wiki/GNU_General_Public_License
John Resig no prefácio do livro jQuery in Action diz, traduzido para o português, o seguinte:
“O foco principal da biblioteca jQuery é a simplicidade. Por que submeter os desenvolvedores ao martírio de escrever longos e complexos códigos para criar simples efeitos?”
16
E, sem dúvida, John Resig estava em um momento de rara inspiração quando assim escreveu, pois isso muito bem resume jQuery: uma maneira simples e fácil de escrever JavaScript colocada ao alcance não só de programadores experientes como também de designers e desenvolvedores com pouco conhecimento de programação.
E o que torna o estudo e entendimento de jQuery mais fascinante ainda é o fato de que você, não precisa ser um profundo conhecedor de JavaScript, por mais estranho que isso possa parecer, pois se trata de uma biblioteca criada com base nesta programação.
Simplicidade é a palavra-chave