joão paulo de alencar medeiros
O esquema a seguir apresenta algumas etapas dessa técnica.
a) Analise as etapas I, II e III. Em quais delas se desenvolvem, respectivamente: a1) o pareamento das bases? a2) a ação das enzimas de restrição? a3) a ação da DNA ligase?
b) "Os agricultores americanos, por exemplo, já estão plantando as sementes da terceira safra de milho, algodão e soja transgênicos."
(Adaptação do artigo "Revolução invisível na mesa", da revista Época, 8 de junho de 1998).
Conceitue os organismos transgênicos. 2. (Ufrj 2000) As técnicas modernas de engenharia genética tornaram possível a produção de plantas transgênicas que possuem genes introduzidos artificialmente no seu genoma. Entre as várias estratégias de produção de plantas transgênicas, destacamos duas:
Plantas resistentes a certos vírus patogênicos que, na ausência do gene de resistência, as matariam.
Plantas mais resistentes aos efeitos dos defensivos agrícolas (agrotóxicos). Essas plantas toleram concentrações maiores de agrotóxico sem alterar as propriedades tóxicas dos defensivos agrícolas.
Do ponto de vista ambiental, qual das duas estratégias não é recomendável? Justifique sua resposta.
3. (Fuvest 2002) Um pesquisador construiu um camundongo transgênico que possui uma cópia extra de um gene Z. Em um outro camundongo jovem, realizou uma cirurgia e removeu a hipófise. Em seguida, estudou o crescimento desses camundongos, comparando com o crescimento de um camundongo, não-transgênico e com hipófise. Obteve as seguintes curvas de crescimento corporal:
a) Explique a causa da diferença no crescimento dos camundongos 2 e 3.
b) Com base em sua resposta ao item a, elabore uma hipótese para a causa da diferença no crescimento dos camundongos 1 e 2. 4. (Uerj 2002) A virulência do 'Bacillus anthracis', causador do antraz,