João Goulart
João Belchior Marques Goulart, ou simplesmente Jango, como era conhecido, governou o país de setembro de 1961 a março de 1964. Nasceu em São Borja, no Rio Grande do Sul. Entrou para a política com o apoio de seu conterrâneo e amigo particular, Getúlio Vargas.
Algumas características do governo João Goulart
1- João Goulart assume a Presidencia da Republica, dentro do sistema Parlamentarista.
- Sistema Parlamentarista- quem tem o poder é o parlamento ou o congresso e o poder do presidente fica reduzido.
2- Procurou de inicio dar mostras de responsabilidade, começando um governo de estabilidade, buscando conter a inflação. Mas não conseguiu por muito tempo levar à frente esse programa, dadas as pressões internas dos operários, da classe média e outros segmentos da sociedade.
- Em 1962, em discurso, a 1º de maio, pediu a ampla reforma agrária.
3- Durante 1962 Goulart se preocupou em trabalhar por reformas de base e para pôr fim ao parlamentarismo. O presidente assumiu seus plenos poderes em janeiro de 1963 e governou o país até março de 1964.
4- O que levou a uma radicalização foram as leis de remessa de lucros, expropriação de firmas estrangeiras e a questão da terra.
5- O plano trienal de Furtado tinha como objetivos o combate à inflação, recuperar alto índice de crescimento e realizar reformas de base.
Os três objetivos da Reforma:
• Eliminar um novo tipo de ‘engarrafamento no processo do desenvolvimento ecoômico’;
• Distribuição mais equitativa dos frutos do crescimento econômico;
• O plano de Furtado enfatizava o primeiro objetivo e o presidente o segundo.
- Em 31 de março aconteceu o golpe militar.