Jovem e anos 90
MUNDO
Surgimento do “Rock’n’roll” da mistura das músicas dos negros (rhythm and blues) com a os brancos pobres (country-and-western). O Rock’n’roll funcionou como uma inversão psicológica na relação dominador (branco)/dominado (negro) que prevalecia na sociedade norte-americana.
O Rock’n’roll dos anos 50, apesar de chocar os padrões morais da época, não era uma música politicamente engajada. Muito pelo contrário, entre sues temas principais figurava a exaltação à dança e ao ritmo da música, às histórias de colégio, além da descrição de carros e relacionamentos amorosos com as garotas.
Principais símbolos desta época: Elvis Presley e James Dean – Rebeldia sem causa.
- A Guerra Fria e a cultura de consumo não contribuíram apenas para um sentimento de inquietação em relação aos adolescentes, mas também para o surgimento de um pequeno grupo de jovens universitários que, através de um movimento literário, tentavam oferecer um estilo de vida alternativo ao mundo materialista da sociedade norte-americana, eram os chamados “Geração beat”. Esta geração beat será a grande influência para o rock dos anos 60 como Bob Dylan, John Lennon e Jim Morrison, dados aos temas críticos em relação ao estilo de vida americano: drogas, bebidas, sexo livre, visões cósmicas e utopias.
NO BRASIL
O Brasil iniciava um período denominado de “desenvolvimentismo”, no qual JK visando realizar a substituição de importações nos setores de bens de consumo duráveis (automóveis, eletrodomésticos e utensílios diversos) com a instalação de capitais estrangeiros no país. Eram os 50 anos em 5, estipulado pelo Plano de Metas do presidente Juscelino.
Esta política adotada trouxe o desenvolvimento imediato para o país, porém, foi também o início de uma crise financeira, pois, uma política desenvolvimentista, além de facilitar as remessas de lucros das multinacionais para as suas matrizes fora do Brasil, realizava altos empréstimos nos exterior para os projetos estatais. Isso