Jovem guarda
Filipe Kunrath¹
Gabriela Gil² Giuliana Heberle³
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo relatar a história do “movimento” Jovem Guarda, nascido na década de 60 e constituído por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, desde seu início, em 1965, juntamente com seu auge – mostrando toda influência que exerceu tanto na mídia, como forma de consumo –, até seu fim, em 1968.
Palavras-chaves: Jovem Guarda; TV; Rede Record; Consumismo; Música
Introdução
A Jovem Guarda foi um programa de televisão que surgiu devido à proibição de jogos de futebol do Campeonato Paulista na Rede Record. Teve sua estréia em 22 de agosto de 1965, às 16h30mins a partir do Teatro Record, em São Paulo. Seu público predominante era feminino, na faixa etária de 10 a 16 anos. Logo, o programa passou a ser exibido não só ao vivo em São Paulo, mas também em videoteipe em outras capitais, numa época em que a TV ainda não tinha alcance nacional. Originalmente, o programa seria chamado de Festa de Arromba (hit de Erasmo Carlos), mas, por sugestão do publicitário Carlito Maia, foi adotado o nome Jovem Guarda, retirado de uma expressão do líder revolucionário soviético Lênin – “O futuro pertence à jovem guarda, porque a velha está ultrapassada”. Suas letras eram predominantemente românticas, em seu estilo iê-iê-iê havia a paixão por carros (que eram símbolos de ascensão social) e os amores impossíveis e, no caso de Roberto Carlos, com uma particular e cativante doçura.
______________________
¹Acadêmico de jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
² Acadêmica de jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
³ Acadêmica de jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul O sucesso imediato do programa Jovem Guarda era fruto da visão empresarial do dono da TV Record, Paulo Machado de Carvalho, numa época em que a emissora passava por uma má situação. A escolha de criar um programa visando o público jovem partiu de