Jornal
UMA HISTÓRIA CONTADA POR IMAGENS.
CHAMADA...VOU CHAMAR A REPORTER……………..PARA FALAR UM POUCO SOBRE O QUADRO DE DEBRET.
REPORTER... BOM DIA......O QUADRO DE DEBRET RETRATA QUE NO BRASIL COLONIA, os escravos eram tratados da pior maneira possível: trabalhavam de maneira constante, passavam noites na senzala, recebiam pouca comida, trajavam trapos e como visto na imagem do francês Jean Baptiste Debret, eram torturados, por vezes até a morte. Os senhores e seus algozes forçavam os negros a aceitar a supremacia da raça branca, submetendo-os a castigos como o açoite, que era a punição mais comum.
Quando o escravo se distraia de seu trabalho, por exemplo, era amarrado em troncos de arvores e apanhavam com o “bacalhau”, um chicote feito com cabo de madeira e de cinco tiras de couro retorcidas ou com nós. Debret retratou em suas obras a realidade dos menos favorecidos da época: os escravos, os negros livres e indígenas, procurando sempre marcar a soberania do “homem branco”.
CHAMADA- FILME DONA CARLOTA JOAQUINA- PRINCESA DO BRASIL
O governo de seu vice Itamar Franco passava muita insegurança e Carla Camurati aproveitou para filmar a Historia do Brasil, em busca de nossas raízes e acabou escolhendo o período em que a família real portuguesa, acuada pela invasão das tropas napoleônicas cruzou o Atlântico e se instalou no Brasil.
O filme retrata “Carlota Joaquina” e principalmente uma bibliografia sobre a imagem de D João como comilão (glutão), preguiçoso, medroso, desmoralizado no que diz respeito ao seu relacionamento com Carlota.
A REPORTER....... VAI FALAR UM POUCO DOS ACONTECIMENTOS MARCANTES RETRATADAS NO FILME.
REPORTER......
Um dos pontos que chama a atenção no filme são as atitudes exageradas de Carlota Joaquina, uma delas quando se casou com Dom João, mordeu a sua orelha para defender se do marido, suas atitudes e seus adultérios era um tipo de conduta totalmente condenada na época, não que hoje seja normal, mais