Jornal semanal: cobertura jornalística na parede da estácio madureira
Letícia Cunha Pellin MANFRA[2]
Juliana CRESPO[3]
Talitha FERRAZ[4]
Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ
RESUMO
Com a chegada da tecnologia e dos novos meios de comunicação, principalmente com uso da internet, os jornais murais foram menos utilizados. Com o intuito de recuperar o uso desse gênero, os alunos da Universidade Estácio de Sá, campus Madureira, criaram o Jornal Semanal, fazendo do quadro mural uma opção de comunicação com linguagem inovadora e versátil. Composto por notícias atuais com viés alternativo, fotos, eventos institucionais, produções acadêmicas, entre diversos outros assuntos. O principal objetivo do Jornal Semanal é estreitar e promover comunicação entre a Universidade e os estudantes, além de ser um espaço para treinamento dos alunos de comunicação que promovem entretenimento, integração e informação para o campus.
PALAVRAS-CHAVE: comunicação; jornalismo; jornal mural; informação.
INTRODUÇÃO
Em julho de 2011, os alunos do Curso de Comunicação, com habilitação em Jornalismo, do campus Madureira da Universidade Estácio de Sá, atuantes no Núcleo de Comunicação (NUCOM) tiveram a ideia de resgatar o uso do jornal mural como forma de levar notícia e informação aos estudantes do campus, objetivando assim estreitar os laços entre a Instituição e os alunos, honrando com o compromisso de noticiabilidade. Assim, surgiu o Jornal Semanal, que além de informar a todos que frequentam a Instituição, também propicia aos alunos de jornalismo a possibilidade de estarem envolvidos na produção de conteúdo. Desta forma, eles vivenciam na prática o ambiente de redação e se aperfeiçoam para o mercado de trabalho, ainda na Universidade.
Devido à ótima visibilidade do jornal mural, os alunos de jornalismo se interessam bastante em participar das edições, pois assim eles ampliam o portfólio. Em troca da participação os alunos adquirem também horas em