jopjop

3832 palavras 16 páginas
VIVENDO O EVANGELHO DE CRISTO
TEXTO: FILIPENSES 1. 27-30
INTRODUÇÃO
MUDAR A HISTÓRIA NÃO SIGNIFICA RETROCEDER OU ALTERAR O PASSADO, NEM ESCREVER ALGO DIFERENTE DAQUILO QUE JÁ FORA ESCRITO. MUITOS GOSTARIAM DE PODER FAZER ISSO, POIS A HISTÓRIA DOS HOMENS NÃO TEM SIDO A DAS MELHORES. SEMPRE FOI ESCRITA COM RESPINGOS DE SANGUE, VIOLÊNCIA, ROUBOS, ATROCIDADES, DESRESPEITO, INDIFERENÇA, FARISAÍSMO E MEDIOCRIDADE. SÓ HÁ UMA FORMA - SIM - DE MUDAR O CURSO DA HISTÓRIA. E ISSO NOS ALEGRA O CORAÇÃO. REFIRO-ME ÀS MUDANÇAS QUE FORAM FEITAS POR HOMENS QUE OUSARAM TOMAR ATITUDES EM MEIO ÀS SITUAÇÕES MAIS CRÍTICAS, NAS ÉPOCAS MAIS COMPLEXAS DA VIDA MORAL, SOCIAL E ESPIRITUAL, E IMPUSERAM RUMOS NOVOS PARA A BARCA DA NOSSA HISTÓRIA. AO OLHARMOS PARA ESFERA ESPIRITUAL, PERCEBEMOS QUE TAMBÉM NESSA ÁREA A HISTÓRIA SEMPRE SOFREU MUTAÇÕES, PORQUE HOMENS, MOVIDOS PELO ESPÍRITO DE DEUS, NÃO SE CONFORMARAM COM A SITUAÇÃO QUE VINHA SENDO VIVIDA PELO SEU POVO E DECIDIRAM PROCLAMAR UMA SAÍDA, PAGANDO O PREÇO. A BÍBLIA FALA DE ABRAÃO, ISAQUE, JACÓ, JOSÉ DO EGITO, MOISÉS, JOSUÉ, GIDEÃO, SAMUEL, DAVI, NEEMIAS, JEREMIAS, ESSES E TANTOS OUTROS FORAM HOMENS QUE CONSEGUIRAM ESCREVER UMA NOVA HISTÓRIA.
ELUCIDAÇÃO
POR QUE DEVERIAM ELES SOFRER POR SUA FÉ, E AGUENTAR UM CONFLITO TÃO AMARGO? A RÉPLICA DE PAULO CONSISTE EM OFERECER UMA TEODICEIA, ISTO É, UMA JUSTIFICATIVA DESTES EVENTOS, À LUZ DOS PROPÓSITOS DE DEUS, E DA NATUREZA DA VIDA CRISTÃ, QUE NÃO ISENTA OS CRENTES DE INFORTÚNIOS E PROVAÇÕES.
PARTE DAQUELA TEODICEIA OBJETIVA A INTIMAR O EXEMPLO DE SUA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA DE SOFRIMENTO, TANTO NO PASSADO COMO NO PRESENTE, E ROGAR AOS FILIPENSES QUE NÃO O DESAPONTEM QUANTO À SUA EXPECTATIVA A RESPEITO DELES. A DESCRIÇÃO QUE PAULO FAZ DE SI MESMO, COMO MÁRTIR QUE SE SACRIFICA EM PROL DAS IGREJAS, AUMENTA A AGUDEZ DE SEU APELO. O PRINCIPAL ENSINO DA RESPOSTA DE PAULO É A DEMONSTRAÇÃO DE COMO OS PLANOS DE DEUS INCLUEM O SOFRIMENTO DAS IGREJAS E COMO A NATUREZA DA VOCAÇÃO CRISTÃ

Relacionados