JOINVILLE: QUALIDADE AMBIENTAL
JOINVILLE: BREVES TRAÇOS SOBRE SUA HISTÓRIA Cidade com muitos títulos: das Flores, dos Príncipes, das Bicicletas e da Dança, Joinville é uma cidade com muitos atributos e, uma história que impressiona. Muito antes da data oficial de fundação, nove de março de 1851, com a chegada de imigrantes europeus a bordo da barca Colon, habitava na região, o homem do sambaqui e índios tupis guaranis, Segundo Ternes (1984) tudo o que havia era mato, mangue e mosquito.
Com o surgimento da Colônia Dona Francisca, nome dado em homenagem à filha de D. Pedro, a princesa Francisca Carolina e, herdeira destas terras, iniciou-se uma evolução econômica. Primeiramente com a agricultura de subsistência e transformação, cultivo da erva mate, engenhos de açúcar e farinha de mandioca. Em seguida, o desenvolvimento do comércio e o surgimento das primeiras indústrias.
Contando hoje com aproximadamente 600.000 habitantes, Joinville cresceu e diversificou sua economia e sua cultura. Indústria, comércio, prestação de serviços, migrantes e imigrantes, Joinville, tornou-se uma cidade cosmopolita.
Infelizmente, como toda cidade grande no Brasil, apresenta grandes problemas, dentre eles: congestionamentos, acúmulo de lixo, tratamento de esgoto. Dessa forma, comprometendo a qualidade do ar, água e solo, ingredientes vitais para nossa qualidade de vida.
BACIAS HIDROGRÁFICAS DE JOINVILLE
A cidade de Joinville, por estar localizada numa região de muita chuva e, levando-se em conta a grande quantidade de mata remanescente, possui um considerável potencial em recursos hídricos. Na área rural temos diversos rios, podendo citar o Cubatão, Piraí, da Prata, Kunde, Isaac, Fleith, Itapocuzinho, dentre outros de menor expressão. Temos ainda na área central o rio Cachoeira e alguns na região sul da cidade. O espaço geográfico de Joinville é atingido por 7 bacias hidrográficas, sendo elas:
• Bacia do Rio Cachoeira, está inserida na região urbana da cidade. Seus