Choque circulatório
Choque circulatório
1
Choque
• O Choque, também conhecido como Estado de choque, é uma crise aguda de insuficiência cardiovascular, ou seja, o coração e vasos não são capazes de irrigar todos os tecidos do corpo com oxigenio suficiente. A capacidade das trocas entre o sangue e os líquidos dos tecidos se darem é dependente da pressão do sangue dentro dos vasos: a pressão arterial.
• O choque pode ter várias causas. Contudo as mais frequentes são o choque hipovolêmico por hemorragias graves ou desidratação, em que a perda de sangue leva à descida perigosa da pressão arterial; o choque séptico, em que bacterias produzem endotoxinas que causam vasodilatação em todos os vasos de forma inapropriada; e o choque cardiogénico, de causa cardíaca por falência desse órgão em manter a pressão sanguínea.
2
Choque hipovolêmico
• O choque hipovolêmico é caracterizado pela perda de grandes quantidades de sangue e líquidos, que pode levar à morte em poucos minutos. Uma das causas do choque hipovolêmico é a hemorragia, mas outras situações aparentemente menos graves também podem gerar este tipo de choque.
3
Choque hipovolêmico
Causas
• O choque hipovolêmico também pode ser causado por perdas de líquidos como vômitos intensos, em caso de acidentes, cólera, forte diarreia e em caso de inflamações.
• Tratamento
• O tratamento para o choque hipovolêmico é feito através da transfusão sanguínea e /ou administração de soro na veia, sendo fundamental parar a causa do sangramento, ou a situação que leva à perda de líquidos.
4
choque hemorrágico
• hemorragia é quando há ruptura de vaso e extravasamento de sangue. choque hemorrágico ocorre quando há uma hipovolemia (pouco sangue na corrente sanguínea) que leva a hipotensão,alto nível de co2 na corrente sanguínea, cianose nas periferias pois não há sangue arterial suficiente para suprir o organismo levando a uma hipoxia. tudo isso pode levar a uma parada