John Rellyton da Silva de Souza
3730 palavras
15 páginas
IntroduçãoEste estudo trata-se de uma pesquisa sobre conceitos e teorias administrativas e econômicas, bem como da importância de sistemas de gerenciamento da informação e seu papel nas tomadas de decisões, além de percorrer sobre as funções e características do empreendedores, administradores e intraempreendedores e a seguir se destaca os aspectos que foram analisados e nossas conclusões
Assim, considerando buscar contribuir com uma melhor compreensão dos processos, como também estimular práticas de pesquisas mais aprofundadas sobre a temática em estudo, entrego este estudo.
1. Introdução a Administração
A globalização mundial torna as mudanças cada vez mais dinâmicas e muitas vezes até inesperadas, assim as instituições já trabalham sem limites de território ou mesmo de ideologias, onde formas e teorias administrativas são difundidas e adaptadas aos conceitos de cada região, assim o estudo da Administração se faz necessário para o bom desempenho da organização. Antes de abordamos as teorias administrativas, é necessário enfatizar o conceito de administração. Um conceito bem atual é de que “administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus colaboradores”, pois nele é claro a ênfase dada ao capital humano, o ser humano e aos objetivos, deixando de lado um pouco a atividade em si, como o conceito defendido por Fayol. Após conceituada, vamos abordar algumas teorias da administração. A teoria clássica (Fayolismo) caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional e busca pela máxima eficiência. Fayol defendia que independentemente do tamanho da empresa ela deve ser dividida em grupo de funções, sendo eles:
I. Técnicas: Produção de bens ou de serviços;
II. Comerciais: Compra, venda e permuta;
III. Financeiras, Procura e gerência de capitais;
IV. Segurança: Proteção e preservação dos bens e das pessoas;
V. Contábeis: Inventários, registros,