John Locke – Thomas Hobbes – Nicolau Maquiavel – Jean-Jacques Rousseau – Karl Marx – Hannah Arendt – Frantz Fanon
John Locke (1632-1704) é considerado um dos líderes da doutrina filosófica conhecida como empirismo e um dos ideólogos do liberalismo e do iluminismo. Para ele, a busca do conhecimento deveria ocorrer através de experiências e não por deduções ou especulações. Locke criticou a teoria do direito divino dos reis, formulada pelo filósofo Thomas Hobbes, que viveu entre 1588 e 1679. Para Hobbes, o Estado deveria ser a instituição fundamental para regular as relações humanas, dado o caráter da condição natural dos homens que os impele à busca do atendimento de seus desejos de qualquer maneira, a qualquer preço, de forma violenta, egoísta, isto é, movida por paixões. Já Nicolau Maquiavel (1469 – 1679) é muito conhecido pela sua obra “o Príncipe”, um manual político lido até nos dias de hoje. Jean-Jacques Rousseau (1712 – 1778) foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor. Sua obra inspirou reformas políticas e educacionais, e tornou-se mais tarde a base do Romantismo.
Karl Marx (1818 – 1883) foi um sociólogo, economista, historiador, cientista político e jornalista. Em sua obra, falou que a sociedade é dividida em superestrutura e infraestrutura.
Conhecida como a pensadora da liberdade, Hannah Arendt (1906 – 1975) foi uma filósofa política alemã de origem judaica, uma das mais influentes do século XX. Estudou a formação dos regimes autoritários (totalitários) instalados nesse período – o nazismo e o comunismo – e defendeu direitos individuais e a família, contra as “sociedades de massa” e os crimes contra a pessoa. E finalmente, Frantz Fanon (1925 – 1961), psiquiatra, filósofo, mas fundamentalmente revolucionário marxista anti-colonialista, que dividiu a vida entre a militância independente, sobretudo a Argélia, e a teoria crítica comunista e pós-colonial, desenvolvendo ainda uma tese pioneira que batizou de psicopatologia da colonização: Peles Negras, Máscaras Brancas (1952).
DESENVOLVIMENTO
A busca do conhecimento