jogos
Uma estratégia em alta atualmente é a utilização do lúdico em sala de aula. Vamos começar então pelos conceitos de lúdico.
O que é ou pode ser considerado lúdico?
As manifestações lúdicas são propostas que despertam para o questionamento, o conhecimento, a criação e a recriação cultural, visando o bem estar, a alegria ou a diversão crítica e criativamente com vivências que busquem diferentes maneiras de compreender o mundo, de questioná-lo, de conhecer e reconhecer a própria personalidade, perceber e relacionar-se com o outro, enfim, experiências que despertem para formas mais humanas e sensíveis de viver e conviver.
São exemplos de manifestações lúdicas, os jogos, brincadeiras, dinâmicas, peças de teatro e demais atividades que estabelecem ligações entre o real e o imaginário.
As atividades lúdicas reforçam o potencial associativo, pois estabelecem relações entre situações reais e imaginárias, proporcionando viver processos reais, por meio de adequações simbólicas; e estão ligadas a atividades prazerosas sem o caráter formal do ensino.
Uma das atividades lúdicas mais discutidas são os jogos, os quais abrangem um conjunto grande e diversificado de atividades e podem ser vistos como histórias contadas em ações.
Todo jogo/brincadeira tem potencial para ensinar algo. Podemos tomar como exemplo as crianças. O jogo ocupa um papel de destaque na vida das crianças, e se observamos as meninas brincam de casinha, de ser mãe, os meninos de dirigir, imitam a profissão do pai, e no faz de conta aprendem comportamentos que terão quando adultos.
Neste contexto o jogo mantêm suas características de ser uma ocupação voluntária exercida dentro de determinados limites de tempo e espaço, que seguem regras estabelecidas e consentidas por quem brinca, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de alegria. O brinquedo, as situações lúdicas promovem uma situação de transição entre a ação da criança com objetos concretos e