Jogos
São jogos com o objetivo de unir as pessoas, reforçar a confiança em si mesmo como nos outros jogadores. O ganhar ou perder são apenas referências para um continuo aperfeiçoamento pessoal e coletivo, eles acabam resultando em uma vontade de continuar a jogar, eles acabam que nos libertando da competitividade, o objetivo geral é todos participarem por uma meta comum
O jogo cooperativo, segundo Amaral (2004), busca aproveitar as condições, capacidades, qualidades ou habilidades de cada indivíduo, aplicá-las em um grupo e tentar chegar a um objetivo comum. O que mais importa é a colaboração de cada indivíduo do grupo, é o que cada um deles tem para oferecer no momento da atividade, para que o grupo consiga agir com mais eficiência nas tarefas.
JOGOS COMPETITIVOS
Jogos Competitivos tem como sua essência estimular a competição entre os participantes, porém é importante criar uma face educativa, para ensinar crianças e adolescentes que perder ou ganhar não é o que importa, e sim fazer com que todos trabalhem por um objetivo em comum. Em jogos competitivos é ideal que sejam usados diferentes tipos de jogos que requerem habilidades distintas.
Definição matemática[editar | editar código-fonte]
Um jogo cooperativo é dado especificando um valor para cada coalizão. Formalmente, o jogo coalizional consiste em um conjunto finito de jogadores N , chamado de grande coalização e uma função característica v : 2^N \to \mathbb{R} que mapeia um conjunto de coalizões para um conjunto de recompensas, tal que v : 2^N \to \mathbb{R} . Esta função descreve o quanto um conjunto de jogadores podem acumular caso formem uma coalizão, sendo este jogo conhecido como jogo de valor ou jogo de lucro. Assim, os jogadores devem escolher quais coalizões formar de acordo com suas expectativas sobre o modo como a recompensa será dividida entre os membros da coalizão.
De modo análogo, um jogo cooperativo também pode ser definido como uma função de custo