Jogos olímpicos de inverno
Jogos Olímpicos de Verão são realizados em qualquer país do mundo que consiga levar os Jogos para seu país e os de Inverno são realizados nos países em época de inverno, ou seja, provas realizadas ou no gelo ou na neve.
*Modalidades esportivas disputadas nos jogos olímpicos de inverno. 1- Bobsleigh: é um esporte de inverno no qual, equipes de duas ou quatro pessoas realizam, por meio de um trenó, descidas cronometradas em uma pista de gelo sinuosa e estreita especialmente construída para a competição. O trenó é movido pela força da gravidade, e pode atingir velocidades de até 150 km/h. 2- Skeleton: é muito importante a saída, que tem que ser explosiva para tomar velocidade o antes possível, daí que se utilize um calçado especial com a máxima aderência. Uma vez tomada velocidade nos primeiros 50 metros o piloto se coloca de boca para baixo no trenó com forma de tábua, procurando que sua postura seja a mais plana e aerodinâmica possível. O casco que se utiliza tem uma proteção especial no queixo, já que o rosto do piloto passa muito perto do solo. Outra característica importante é que não existe um volante ou timão para enfrentar as curvas, sendo que é o próprio piloto o que joga seu peso para um lado e para o outro segundo a direção que deva tomar o trenó.
3- Hóquei no gelo: O jogo é dado a partir de doze jogadores (seis em cada time) que deslizam com patins sobre uma superfície de gelo. Cada equipe disputa a posse de um pequeno disco de metal (puck), para finalmente acertá-lo no gol. Chegam a atingir 160 quilômetros por hora. Além disso, a possibilidade de substituir os atletas infinitas vezes, também contribui para a sensação de rapidez que o jogo proporciona.
4- Patinação artística: O atleta equilibra-se em cima de patins e faz diversas acrobacias. Em conjunto, é exatamente igual. Se for patinação artística, as acrobacias executam-se numa espécie de coreografia. A