Pedagogia
Sujeito não existe sem Objeto a ser conhecido, nem Objeto sem Sujeito conhecedor. Existem, basicamente, quatro tipos de Objeto, quais sejam: percebido, construído, ideal e real. E ainda, quatro acepções do Sujeito: afetivo, biológico, cognitivo e social.
Da relação entre Sujeito e Objeto nasce o conhecimento científico. Relação esta, e sua conseqüente produção, é o que se torna objeto de estudo da Epistemologia, que é apenas uma acepção da Metodologia. A Epistemologia estuda o conhecimento, sua origem, suas formas, e sua produção a partir das relações entre Sujeito e Objeto. O conhecimento, portanto, é o resultado da relação Sujeito-Objeto. Dessa relação resulta também a verdade, que pode ser subjetiva, objetiva, parcial ou total. A verdade parcial, ou conhecimento científico, almeja a verdade total, onde tudo já está conhecido, nada mais necessita de explicação.
Como elementos da história, Sujeito, Objeto e conhecimento são construtores desta, pois o homem, no decorrer do tempo, sempre se relacionou com o social, abstraindo deste os seus objetos de estudo. A partir do momento em que o ser torna-se conhecido (Objeto), necessitando assim do seu conhecedor (Sujeito), produz o conhecimento necessário a construção da história, da ciência.
Em suma, torna a verdade comum, subjetiva ou objetiva, em científica, buscando no seu intimo conhecer o ser em toda sua ontologia. Busca, enfim, a utopia.
Atividade
Discuta, no Fórum, como nos informa Hessen (1980), o conhecimento surge da relação do sujeito com o objeto. Conhecer é conhecer algo. Não há o ato de conhecer o nada. Para que possa haver conhecimento, é preciso um sujeito que busque conhecer; mas esta busca não terá sentido se não existir também