Jogos Desportivos
12/6/2013
Escola Secundária Leal da Câmara
Desportos Coletivos
Índice
Jogos Desportivos Coletivos 2
1. Espaço de jogo 3
2. A Equipa 4
3. A Bola 5
4. O Alvo 6
5. Regras 7
5.1 Tempo de jogo 7
5.2 Transporte de bola 7
5.3 Pontuação 8
Webgrafia 10
Jogos Desportivos Coletivos
O desporto em geral é definido pela existência de ação e/ou movimento, competição, institucionalização e regras. No caso dos desportos coletivos, acrescenta-se ainda o facto de serem praticados em grupo, em colaboração entre os membros de uma mesma equipa, e com a oposição da equipa adversária. Esta designação engloba, entre outros, o andebol, o basquetebol, o futebol e o voleibol, tendo estes como elo comum a utilização de uma bola.
O objetivo comum a estes desportos é a coordenação das ações dos jogadores, com a finalidade de recuperar, conservar e fazer progredir a bola, tendo como meta criar situações de finalização e marcar o maior número de golos ou pontos.
São vários os aspectos que caracterizam os desportos coletivos:
1. Espaço de jogo
2. A Equipa
3. A Bola
4. O Alvo
5. Regras
1. Espaço de jogo
Quando se praticam jogos coletivos, é necessário ter em conta o tipo de espaço onde decorre a competição. No que respeita às quatro modalidades acima referidas, o espaço onde tem lugar a competição é estável, uma vez que são conhecidas de antemão as respectivas dimensões, características e materiais.
Podemos falar de um grupo de desportos praticados em campos pequenos, entre os quais, o basquetebol, o andebol e o vólei. Já o futebol, é um desporto praticado em campos de grandes dimensões.
Dentro do campo de jogo, são criados subespaços, sendo necessário distinguir as zonas variáveis das zonas fixas. As zonas variáveis não se encontram delimitadas no terreno de jogo e dependem da situação dos jogadores e da bola no campo, como a linha de fora de jogo no futebol. Por