JOGO E LIBERO
O jogo inicia quando o jogador localizado na posição 1, executa o saque com a intenção de fazer a bola passar e aterrissar na área adversária, o rival então tem o objetivo de devolver a bola, tocando nela no máximo três vezes, sem que o mesmo jogador bata nela em duas ocasiões consecutivas.
O primeiro contato com a bola após o saque é denominado recepção, e seu principal objetivo é evitar que ela bata na área demarcada da quadra. Depois disso se realiza frequentemente o levantamento, na qual o jogador tem a intenção de colocar a bola no ar, para que outro atleta execute o ataque.
Logo depois que é realizado o ataque, os jogadores demarcados nas posições 2, 3 e 4, podem impedir que a bola ultrapassasse a rede usando os braços, esse movimento é chamado de bloqueio, e não pode ser executado pelos outros atletas. No caso dos jogadores que se localizam ao fundo da quadra, eles só podem bater na bola, se ela estiver acima da rede, o ataque só é permitido para esses jogadores, se o atleta saltar sem tocar os pés na linha de três metros.
No voleibol os times procuram interromper as jogadas dos adversários usando mãos e partes do corpo, se obtêm êxito dá-se o nome de defesa. A partida continua até que um dos times cometa um erro.
Na partida de voleibol, só acontece a rotação quando o time que conquistou o ponto, não é o mesmo que tinha sacado, com isso os jogadores tem que se deslocarem em sentindo anti-horário, assim ocupando uma posição de número denominado, inferior ao seu.
Libero
O libero é o jogador bastante importante em uma partida de vôlei, é dele o objetivo da recepção e da defesa. A FIVB em 1998 buscou um método de deixar as partidas mais emocionantes para o público, com isso foi criado a função do libero, e consequentemente regras que são aplicadas só a ele.
O seu uniforme tem que ser obrigatoriamente diferente do resto do time, ele não pode em nenhuma circunstância ser o capitão da equipe, e também não deve sacar ou bloquear.