joel mota luiz
CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
JOEL MOTA LUIZ
TRABALHO DE AUTOMAÇÃO II
PESQUISA SOBRE REDES INDUSTRIAIS
PASSO DE TORRES-2014
INTRODUÇÃO
O OPC é um padrão de comunicação aberto que tem o principal objetivo permitir a interoperabilidade vertical entre sistema dentro de uma organização, tipicamente existem inúmeros sistemas nas áreas de produção .
Este nome OPC é uma sigla que foi dado a uma interface padronizada de comunicação que foi criada na tentativa de minimizar os problemas relacionados a inconsistência dos “drivers”, ela também é responsável pelas normas que estabelecem as características disponíveis aos clientes.
Ao expandir um sistema, geralmente o usuário toma o caminho mais fácil mesmo que outro fornecedor possua soluções mais interessantes para sua necessidade.
Já podemos ressaltar as principais vantagens do emprego de uma comunicação OPC, a redução do tempo de desenvolvimento é uma delas.
O funcionamento do OPC é baseado na tradicional arquitetura cliente-servidor, o funcionamento desta solução é simples, um ou mais servidores fornecem dados para uma ou mais aplicações cliente.
O interessante do OPC é que uma aplicação cliente pode solicitar dados a um ou mais servidores OPC, e o inverso também é verdadeiro, um servidor OPC pode transferir dados a um ou mais clientes OPC.
Assim fica claro que o OPC possibilita uma variedade enorme de comunicação basta que os aplicativos sejam compatíveis com OPC.
Primeiramente o OPC foi desenvolvido com o objetivo de solucionar o problema dos drivers de comunicação proprietários, trazendo um padrão para onde antes só existiam soluções customizadas, porem logo surgiram outras necessidades como o acesso a dados históricos e o acesso a alarmes e eventos gerados no sistema, novas especificações surgiram para suprir estas e outras demandas.
Já podemos elencar as