jnjoklmlmol

1204 palavras 5 páginas
. Hidrocarbonetos
São compostos formados exclusivamente pelo composto binário de carbono e hidrogênio, conseqüentemente, os hidrocarbonetos obedecem a formula geral CxHy, sendo que x é o numero de átomos de carbono e y o numero de átomos de hidrogênio. Veja que a existência apenas de carbono e hidrogênio, em compostos desse tipo, justifica muito bem o nome hidrocarboneto (hidro, do hidrogênio, e carboneto, do carbono).
Os hidrocarbonetos constituem uma classe de compostos orgânico muito grande, variada e importante, pois englobam petróleo e seus derivados, o gás natura etc.. No nosso caso a grande importância dos carbonetos se deve ao fato de suas moléculas servirem de “esqueleto” para a formação do petróleo. Os hidrocarbonetos podem ser subdivididos em:
• Alcanos – possuem cadeia aberta e saturada. (CnH2n+2) • Alcenos - possuem cadeia aberta e insaturada por dupla ligação. (CnH2n)
• alcinos - possuem cadeia aberta e insaturada por tripla ligação. (CnH2n-2)
• alcadienos ou dienos - possuem cadeia aberta e insaturada por duas duplas ligações. (CnH2n-2)
• ciclanos – possuem cadeia fechada saturada. (CnH2n)
• ciclenos – possuem cadeia fechada insaturada por dupla ligação. (CnH2n-2)
• Aromáticos – possuem pelo menos um anel benzênico ou aromático em sua estrutura.

Iremos trabalhar com os alcanos, formadores básicos dos produtos petrolíferos utilizados em nossas vidas.
Alcanos (ou hidrocarbonetos parafinicos) são hidrocarbonetos acíclicos e saturados, isto é, que tem cadeias abertas e apresentam apenas ligações simples entre seus carbonos. Por exemplo, que apresentam a formula estrutural CH3 – CH3 e a formula molecular e C2H6.
Sua formula geral é CnH2n+2, a incógnita n significa o numero de átomos de carbono. Por serem fornecedores do petróleo e do gás natural, são muito importantes como combustíveis, por isto representam o ponto de partida da indústria petroquímica, que o s utiliza para produzir milhares de derivados, como plásticos, tintas, fibras e

Relacionados