jiwejfijf
560 palavras
3 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERPMatheus Pereira Ormay
5945221055
Arquitetura e Urbanismo
Semestre I
Entendimento ABNT-9050
Campo Grande – MS
19/03/2013
“A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o Fórum Nacional de Normalização. As Normas Brasileiras, cujo conteúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros (ABNT/CB), dos Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e das Comissões de Estudo Especiais Temporárias (ABNT/CEET), são elaboradas por Comissões de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratórios e outros). A ABNT NBR 9050 foi elaborada no Comitê Brasileiro de Acessibilidade (ABNT/CB–40), pela Comissão de Edificações e Meio (CE–40:001.01). O Projeto circulou em Consulta Pública conforme Edital nº 09 de 30.09.2003, com o número Projeto NBR 9050. Esta Norma substitui a ABNT NBR 9050:1994.”
Acessibilidade revisada para incluir todas as pessoas
Criada em 1983, a primeira revisão se deu em 1994. Após aprovada, fica valendo a última versão. A arquiteta Adriana de Almeida Prado, coordenadora da Comissão de Edificações e Meios do CB-40 (Comitê Brasileiro, da ABNT, que trata das questões relativas a acessibilidade, responsável pela elaboração da norma 9050), afirma que nessa última versão é possível destacar várias mudanças. Um exemplo é o enfoque: além de considerar as pessoas portadoras de deficiência, a abordagem foi ampliada para outras pessoas, como as idosas, com dificuldades de locomoção, obesas, etc, ressaltando o conceito de desenho universal, segundo o qual assegura acessibilidade para todos.
A questão da sinalização e comunicação são expressamente abordadas no projeto das normas técnicas, ou seja, o piso tátil é um exemplo. Em relação aos sanitários, a mudança será no espaço livre entre o vaso sanitário e a abertura da porta que deverá ser de 0,60 cm. Outra inovação nesse item será em