Jihkk

535 palavras 3 páginas
A resolução dos efeitos psicológicos posteriores a uma situação de vitimação pode revelarse extremamente difícil. De facto, algumas pessoas chegam a recear perder o equilíbrio psíquico. Para algumas vítimas, torna-se importante serem acompanhadas por profissionais especializados. Deve procurar esta ajuda quando: - Não consegue sentir prazer em nada; - Aumenta o consumo de bebidas alcoólicas ou tabaco; - Automedica-se ou ingere medicamentos em demasia; - Sente-se muito tenso ou com medo a maior parte do tempo; - Não consegue trabalhar ou assumir as suas responsabilidades habituais; - Comporta-se como se o acontecimento estivesse a ocorrer outra vez; - Irrita-se ou é agressivo com as pessoas que a rodeiam; - Não consegue deixar de pensar no que aconteceu; - Comporta-se de forma muito distinta do habitual antes do acontecimento.

É importante cuidar de si e procurar o apoio e o tratamento de que necessita para ultrapassar esta situação.
Pode procurar ajuda: - No seu médico de família; - Nos centros de saúde; - Na Associação de Protecção e Apoio à Vítima (APAV).
Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC)

VIOLAÇÃO / ABUSO SEXUAL

Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) Departamento de Emergência Médica (DEM) Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC)

Sede do INEM e Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo Rua Almirante Barroso , 36 1000-013 Lisboa Portugal Tel.: 213 508 100—Fax: 213508176

Instituto Nacional de Emergência Médica

VIOLAÇÃO / ABUSO SEXUAL

Nos dias seguintes: Todas as vítimas de violação/abuso sexual sofreram uma experiência traumática que se repercute do seu equilíbrio físico e emocional.

- Auto-mutilação, consumo de álcool e/ou outras substâncias em excesso; - Sentimentos de vergonha, humilhação, culpa, impotência; - Anorexia ou ingestão de comida em excesso; - Dificuldade em confiar e estabelecer relações de intimidade;

O acto de violação / abuso sexual pode afectar as pessoas de

Relacionados